Deprecated: Function create_function() is deprecated in /home3/crisassumpcao/public_html/wp-content/plugins/wpon-newsletter/frontend/wdg_newsletter.php on line 63
MORTE DO ANIMAL DE ESTIMAÇÃO | Cristiane Assumpção

Morte do Animal de Estimação

 Em Luto, Luto Animal de Estimação

Lidar com a perda do animal de estimação é algo delicado, seja por morte, separação ou separação forçada. Certamente, sofrer essa perda, não é exagero. Para quem está próximo de uma pessoa nessa situação, compreenda que não é “só um cachorro”, “só um gato” ou “só um peixe”. Porque essas pessoas já estão tão fragilizadas e ouvir isso não ajuda, pelo contrário, minimiza o que ela está sentindo.

Às vezes, o vínculo afetivo é de longa data o que faz sofrer ainda mais. Você consegue se lembrar de como foi a chegada dele em sua vida? Ele foi escolhido, adotado ou presenteado por alguém? Todo o carinho investido com a escolha do nome, o local preferido para dormir, o jeito sapeca que ficava quando você estava próximo. Essas são algumas lembranças de como ele trouxe alegria em sua vida.

É normal sentir essa dor?

Sim, porque é uma história de amor que foi interrompida, os primeiros dias serão os mais difíceis. Ainda mais, pelo tempo de convivência, troca de carinho sem expressão de palavras, participação de momentos tão especiais, um amigo fiel. Todo esse envolvimento deixará saudades. O mais difícil será a falta dele no convívio diário, já que ele estava sempre te esperando. Um companheiro de vida, seu “filho peludo”. Então não se sinta envergonhado(a) por sofrer a ausência dele.

Quando ocorre a morte do animal de estimação é importante realizar um ritual de despedida. Vale ressaltar, que quando tem criança em casa é importante explicar o que aconteceu e não simplesmente “substituir” por outro animalzinho. A criança precisa saber e aprender a lidar com essas “pequenas mortes”.

Quando enfrentamos esse tipo de perda, chamamos de luto não autorizado, termo cunhado por Doka, relacionado às perdas não reconhecidas pela sociedade ou pelo enlutado. Logo, o que dói é a pessoa não ter espaço para expressar os seus sentimentos.

O que fazer após a morte do animal de estimação?

É importante não se responsabilizar com alguns questionamentos, como: “Poderia ter cuidado mais”, “Por que não o levei ao veterinário antes” ou “Culpar-se pela decisão da eutanásia”. A pessoa sempre considera que não fez o suficiente. Mas tente lembrar de todo o amor que investiu, provavelmente foi o suficiente.

Vivenciar o processo de luto permite uma  reorganização emocional. Não significa que será fácil ou que não haverá tristeza, pelo contrário, seus sentimentos irão oscilar. O que significa que em alguns momentos você estará voltada para a perda: vai chorar, sentir saudade, olhar fotos, permanecer com os objetos que lembra o seu bicho. Em outros momentos, estará voltado para a restauração: vai se envolver com outras atividades, cuidar dos filhotes que ficaram ou buscar conforto com outros animais. E no momento oportuno, por sua vontade, poderá decidir em ter outro animal. Não substituindo o que se foi, pois este sempre será especial, mas para ter uma nova relação e poder amar outro bicho novamente.

É importante respeitar seus sentimentos, pois ocorreu o rompimento de uma ligação muito forte, um amor incondicional. Assim, chegará um tempo em que a dor se tornará suportável.

Se você gostou do texto, compartilhe com quem precisa!


ACOMPANHE MAIS CONTEÚDOS NAS REDES SOCIAIS:

Showing 97 comments
  • Michelle
    Responder

    Hoje foi o dia que me despedi da minha bebê Luna. Acordei às 09:00 da manhã, às 09:05 fui passar o colírio no olhinho dela, conforme receitado pelo médico. Era o primeiro dia do tratamento. As 09:30 ela deu o último suspiro. Fui praticamente atropelada e tô sem entender pelo que. Dor, muita dor. Um buraco foi deixado no peito.

    • Marcus
      Responder

      Hoje fazem 7 dias que Perdi meu bebê ! Minha relação com Alvin era muito forte
      Dói demais ! Ficou um vazio no meu peito sem tamanho ! É muito amor envolvido

  • Cicera Maria santos xavier
    Responder

    Dor imensa. Parece que nunca vai passar. sozinha. Meu Mingau, meu menino gatinho sempre foi meu companheiro, amor incondicional. Estou com medo de ficar doente. já faz 1 mês e choro todos os dias e muito. Minha pressão arterial elevou e não voltou mais para o lugar.

  • Everaldo Fonseca Machado
    Responder

    Dia 07 de outubro último, segunda feira, meu cachorro de 12 anos foi atropelado em frente a minha casa e morreu a caminho do hospital veterinário. Tristeza sem fim.

  • Camille
    Responder

    Ontem de tarde eu autorizei a eutanásia no meu gato senhorzinho de 16 anos. Ele estava com vômitos, e no hospital com exames viram que ele estava com tumor no fígado, que estava apertando o estômago, um começo de insuficiência renal, e problemas na tireoide… estava mal, e sofrendo. Ele foi o amor da minha vida e foi muito difícil aceitar a ida dele, mas acredito que foi a melhor escolha, pois o meu senhorzinho não merecia sentir essa dor. Foi a coisa mais difícil da minha vida, perguntei de não tinha mais jeito, falaram que ele não poderia fazer cirurgia e teria que se alimentar por sonda. Me diz o porque eu faria ele passar por isso? Só por mim? Meu senhor de 16 anos merecia descansar, teve uma bela vida e foi muito amado, jamais ia permitir que ele sofresse… o sentimento de culpa toma conta e o luto está sendo horrível! Sempre vou amá-lo.

    • Cristiane Assumpção
      Responder

      Olá Camille,

      Lamento pela perda do seu querido senhorzinho. É evidente o amor e cuidado que você dedicou a ele ao longo dos seus 16 anos juntos. Você tomou uma decisão muito difícil, mas extremamente corajosa e compassiva ao optar pela eutanásia para poupar seu gato de mais sofrimento. É normal que o sentimento de culpa surja nesse momento, mas lembre-se de que você agiu movida pelo amor e pelo bem-estar dele. Permitir que ele não sofresse, sem dúvida, foi um ato de amor incondicional. O luto é um processo difícil, mas lembre-se das memórias felizes que compartilharam e do amor que sempre existirá entre vocês. Se precisar de apoio durante esse momento difícil, estou aqui para ajudar. Receba todo o meu carinho e um abraço afetuoso. Cuide-se e saiba que seu senhorzinho sempre estará vivo em seu coração. E lembre-se também que pode buscar mais informações sobre como lidar com o luto através do meu e-book: https://cristianeassumpcao.com.br/e-book-luto/

      Receba o meu carinho 🤍

    • Tatiana Bitto
      Responder

      Fiz há poucos dias a eutanásia no Caique, meu cachorro de quase 20 nos.Me sinto culpada e não estou tendo paz.Ele ainda comia e bebia , mas estava com muitas dificuldades de locomoção e estava chorando muito , já com escara de ficar deitado numa só posição. Estava com uma doença neurológica e pela idade não tinha mais cura.Na segunda dia 27 agora ele chorava muito e chorou a madrugada toda.Fomos à veterinária buscar um calmante e lá ela disse q não seria digno com ele, pois viveria dopado,aí vendo o desespero do meu amigo optei por parar o seu sofrimento e aí começou o meu. Me perdoa Caíque.Nao sei o que fazer agora com esse sentimento de culpa por não ter tentado ficar com ele mais e feito mais.

      • Lucas
        Responder

        Minha gata morreu amavam ela era tudo pra mim ma já tinha 6 meses comigo foi ou tropeçado ou foi venenada🥺😭😭🥹🥺😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭🖤luto

      • Leticia lins
        Responder

        Oi meu nome é leticia ,está com 15 dias que perdi meu gato meu filho de 4 pata, ater hoje me culpo por não ter ido ao veterinário, ater hoje choro pois sinto muita saudades dele ,sempre me esperando chegar em casa.

        • LARISSA
          Responder

          Eu sei exatamente o que você está sentindo, a minha corria igual um foguete pra me receber no portão.
          Um abraço e que Deus nos console.

    • Susana
      Responder

      O meu gato chamar o João morreu a dos pernas estrada em setembro dia 9 dia 9 de 2023

    • Thaysa
      Responder

      Meu gato morreu ,e estou muito triste foi muito rápido.
      Uma tristeza sem fim meu Deus.

  • João Evangelista Teixeira Lima
    Responder

    Sepultando meu amado porquinho da índia, presencio meu cérebro tentando consolar meu coração; mas ele não está conseguindo… A dor sequestra a paz, a lucidez e o equilíbrio. O tempo certamente irá me mostrar que, para essa pungente dor passar, ela tem que ser sentida. Apenas o tempo auxilia o enlutado a encontrar a chave que o trancou no inferno. Aos poucos, esse poderoso vínculo de amor irá se diluir na saudade, essa dor de ter doído. Enquanto isso, o tempo foge do relógio.

    • Juliane
      Responder

      Perdi meu dog essa semana
      Estou muito triste as crianças tbm
      Dor sem fim
      Nunca imaginei ficar sem meu filho de quatro patas

  • Patricia lima
    Responder

    Perdi minha cachorrinha hj foi 15 anos juntinhas e hj ela me deixou Ta doendo muito, to com um burraco no peito 💔

  • Maria Clara
    Responder

    Perdi minha gatinha, após 13 anos de companheirismo.
    Minha outra gata ficou doente e foi internada e quando voltou da internação trouxe uma gripe junto. Infelizmente a Jolie, que não parecia estar tão mal, acabou falecendo, foi tudo tão rápido. Me culpo por não ter notado os sinais, por não tê-la levado ao veterinário, por ter focado tanto na saúde da outra gata que estava mais debilitada e achado que ela não estava tão mal…
    Hoje completaram 14 dias da partida dela. A primeira semana foi impossível, tudo que precisei fazer foi no automático, no início da segunda semana me senti “melhor” ou pelo menos com energia para fazer o básico por mim. Só que hoje a dor bateu de maneira forte, e o sentimento de culpa veio com tudo.
    Aquele desejo de poder voltar no tempo e fazer tudo diferente, tentar saber o que exatamente poderia ter mudado pra tê-la de volta por mais alguns anos.
    Ela era a mais grudada comigo, e como eu amei e amo aquela criaturinha.
    Queria deixar essa culpa para trás, mas tem sido difícil.
    Gostei muito do seu texto, me trouxe um pouco de alívio num momento tão difícil, obrigada!

    • Maria Clara
      Responder

      *por não tê-la levado ao veterinário antes

  • Dirce Pedroso Ferraz Gomes (DIDI)
    Responder

    Ao ler todos esses textos tão alentadores, estou me setindo melhor, como se isso fosse possivel.Ontem autorizei a eutanásia na minha gatinha, a Mia, que estava comigo ha o5 anos.Éramos muito apegadas, ela estava sempre junto de mim.Ficou doentinha, ela era positiva, não lembro agora o nome, e tem mais ou menos dez dias, começõu a ficar diferente, notei algo estranho qnd não conseguia subir até na minha cama onde gostava tanto de ficar. Levei na Clinica onde começou todo tratamwento possivel para salva´-la, o que não aconteceu, então autorizei que terminasse com o sofrimento dela e o meu.Estou desolada, choro muito, e é como vc fala, não temos um acolhimento pra nossa dor, as pessoas não entendem esse amor tão grande por um animal, mas eu a amava,Vai ficar sempre no meu coração.Muito obg.por suas belas palavras e por compreender nosso sofrimento.

  • Kenny
    Responder

    Quinta feira passada perdi meu Chiquinho, um gato especial, acho que o mais amoroso amigo e carinhoso que ja tive. Eu nunca deixava ele sair para a rua, mas alguem deixou a porta aberta e ele saiu para a rua, naquela noite eu nao estava em casa e quando voltei já havia acontecido. Me culpo muito por ter saído aquela noite, ele dormia comigo sempre estava sempre grudado em mim em todos momentos do dia e da noite. Um companheirinho que perdi, a dor é muito forte.

  • Maryana
    Responder

    Perdi meu gatinho de apenas 6 meses ontem e, diferente de muitos textos que tenho lido, não é o tempo que esteve com seu amiguinho que define o tamanho da dor. Digo isso pois ano passado eu perdi a Naná, uma Fox paulistinha de 13 anos que estava com câncer. Foram meses de luta, medicamentos, internações e por fim decidimos colocá-la para descansar. Eu sofri muito com a perda dela, mas não está sendo nada comparada com a dor que estou sentindo neste momento com a perda do meu Chico, um gatinho preto que resgatei com poucos dias de vida e tive que amamentar na mamadeira. A casa é totalmente telada, exceto por uma varanda que da acesso a outra varanda interna, a poucos metros do chão. E foi ali que meu Chico, sempre alegre e brincalhão acabou caindo. Senti sua falta e sai pela casa procurando por ele, que estava sempre colado comigo. Não consigo explicar a dor que senti quando vi ele deitadinho no chão sem responder ao meu chamado e nem vir correndo por causa do barulho da ração. Corri para pega-lo e ele estava com a boquinha aberta, língua e gengiva brancas, mas seu corpinho ainda estava quentinho. Não tinha sangue nem nenhum outro sinal de hemorragia interna. O veterinário disse que ele teve uma parada cardiorrespiratória, muito provavelmente pelo susto da queda. Como não era “alto o bastante” ele não conseguiu se virar e caiu de qualquer jeito. Enfim, estou há 2 dias sem comer, estou a base de remédios para dormir porque eu não consigo tirar essa imagem da minha cabeça. E o pior de tudo: eu vou me mudar da casa onde moro em 5 dias. Porque isso tinha que acontecer agora? Mais 5 dias e ele não correria esse risco de cair. Porque? Porque Deus permite que esses animaizinhos do bem que trazem felicidade morram? Porque Deus não colocou Sua mão ali para amortecer a queda dele? Eu sou uma pessoa do bem, não faço mal a ninguém e agora estou com meu coração dilacerado. Porque Deus permite que pessoas boas sofram? Porque Deus não levou em troca um outro animalzinho de rua que está sofrendo? São tantas perguntas… e o vazio dentro de mim só cresce. Me ajude por favor.

  • Jhenifer Dos Santos Mazeiro
    Responder

    Tive que eutanasiar minha senhorinha, apenas a 2 dias… Que dor Terrível, um buraco que só aumenta, foram 16 anos de parceria, parece q td acabou tão rápido!!
    Não tivemos forças para esperar até seu último suspiro… E isso só aumenta a dor 💔💔

    • Cristiane Assumpção
      Responder

      Olá Jhenifer,

      Lamento pela perda da sua senhorinha.
      Fico tentando imaginar quantas boas lembranças tem dela, quanto amor ela proporcionou e o quanto amou também. Por isso dói tanto.
      Seja mais carinhosa com si mesma, respeite e viva seu luto.

      Receba o meu carinho 🤍

      • fernanda
        Responder

        estou tão inconformada com a morte do meu neguinho estava comigo a 11 anos me sinto culpada por ter abrindo a porta pra ele tomar sol como sempre fazia.. mas dessa vez a moto pegou ele fui correndo estava estirado no chão sangrando pelo nariz levei desesperadamente no veterinario foi constatado trauma encefalico nossa pra mim foi o fim gastei mais de 2 mil reais mas ele não resistiu deu parada cardíaca e não voltou como estou me sentindo culpada dói demais era 24hrs no meu pé saudade dói muito choro todos os dias 😭

      • Cristiane Costa Canabarro
        Responder

        Eu perdi 2 filhos de 4 patas meio seguido,entrei numa depressão,e não consigo sair dessa ,tem dias que sigo outros são mais difíceis,já faz 4 meses que sofro essa perda

    • Juliana
      Responder

      Ontem meu coelho se foi, ele estava com doença generativa, a eutanásia foi a opção devido ao quadro avançado da doença, estou em pedaços doi demais perdi meu filho Policarpo meu coelho tão dócil que se parecia comigo. Não tenho palavras para descrever a dor que abate minha alma.

    • Cristina Amorim
      Responder

      Já faz mais de um mês que minha gatinha morreu, estou com uma angústia no peito todos os dias eu choro, tudo que faço me lembra dela, ela só viveu comigo 2 anos, adotei ela, ela tinha 1ano, castrei a minha menina linda, ela morreu envenenada pelo vizinho, é uma dor imensa e saudades

    • Alice
      Responder

      Eu acabei de eutanasiar o meu gatinho ,foram 20 anos juntos ,ganhei ele tinha 6 aninhos de idade e hoje tenho 26 ,foi muito difícil pra mim tomar essa decisão pois ele marcou muito a minha vida ,minha infância, principalmente por ter sido um presente do meu tbm já falecido, é horrível,uma sensação de culpa,de dor por não vê lo mais

      • Cristiane Assumpção
        Responder

        Olá Alice,

        Lamento pela perda do seu gatinho. Fiquei imaginando o quanto ele foi e é importante para você.
        Infelizmente, esse sentimento é comum, após a decisão da eutanásia. Você amenizou o sofrimento dele, isso é amor.
        Seja gentil com si mesma, está enfrentando o luto pela perda dele e talvez reviva outras dores neste momento.
        Receba o meu carinho 🤍

        • Aurilene
          Responder

          Eu perdi o meu gato na segunda feira 01/10/2023 aí meu Deus que dor que eu tô sentindo no meu coração o ris dele parou ele tinha 11 anos eu não durmo não tenho vontade de fazer nada eu só choro e um desânimo aí que dor que falta que meu gato ele sofreu tanto eu fiz de tudo pra ajudar ele infelizmente ele foi piorando cada dia não comia nada ficava só deitado o tempo todo sofrimento muito grande sinto falta dele não sei se vou suportar essa falta

      • Jeovania
        Responder

        Hoje após 1 ano que meu gatinho apresentou problemas renais , decidi optar pela eutanásia. Apesar do problema de saúde ele comia muito, brincava muito e encrencava com as outras duas gatinhas que tenho. Optei somente hj pela Eutanásia pois a dois dias ele parou de se alimentar, de tomar água e emagreceu demais. Estava triste nos cantos se escondendo, eu ainda alimentei por e mediquei por seringa, mas vê -lo sofrer assim não me deu escolha de acabar com esse sofrimento dele de uma vez. Pretinho, vc foi o melhor presente de natal que já tive, no dia que te resgatei das ruas todo magro e cheio de fezes, vc fez a minha vida mais feliz. Vc foi e é o meu tesouro, quem diz que gato preto da azar , certamente não conhece o amor dos animais. Te amo eternamente meu Pretinho, obrigada por viver 3 anos e meio ao meu lado.😭😭😭💔💔💔

  • carolina
    Responder

    oh meu deus que saudade da minha gatinha, 3 dias atras ela faleceu durante uma cirurgia de castração, eu a amava tanto, tinha apenas 7 meses, eu cuidei e amei com todas as minhas forças. hj dói e eu não entendo o porque, mas espero que um dia Deus traga o conforto, a saudade invade o peito eu choro sempre que lembro, ta sendo dificil. muito obrigada pelo texto

    • Cristiane Assumpção
      Responder

      Olá Carolina,

      Lamento pela perda da sua gatinha.
      O risco do amor é a perda! Dói porque você está de luto pela perda dela, respeite seu momento.
      Além do conforto de Deus, vivenciar o luto adequadamente ajudará a trazer o conforto que precisa.

      Receba o meu carinho 🤍

      • Dionatan
        Responder

        Tive que autanasiar meu cachorro bleide, ele tinha apenas 3 anos, estava com Leishmaniose, estava tratando em casa antes de levar para ter certeza do diagnóstico, levei para o CCZ pra ter certeza da doença infelizmente testou positivo, fiquei sem chão, pois não queria acreditar que era Leishmaniose, o veterinário perguntou pra mim se eu ia tratar ou ia autanasiar, porém minha esposa está gestante e tive medo de ficar com ele assim, sabendo que a doença não tem cura e ele estava com feridas no corpo, ficando cego e perdendo peso, levei ele pra casa, fiquei um pouco com ele, depois retornei pra clínica, falei para o veterinário que ia autanasiar, preenchi um termo e coloquei ele na mesa, enquanto o veterinário preparava a medicação, abracei meu cachorro, ele estava chorando e inquieto, parece que sabia da autanasia, não aguentei ficar mais ali pra ver o processo, pois ele era muito companheiro, me respeitava, toda vez que eu ia caminhar ele ia comigo me seguia, nem precisava de corrente, era muito esperto, ele era muito especial pra mim, me culpo de não ter tratado mesmo sabendo que não tinha cura, que dor Terrível, mais sei que foi o melhor…Tem sido muito difícil pra mim, quando chego em casa e não vejo ele, na hora de comer ele ficava deitado na porta me esperando pra tratar dele, quando chegava ele era o primeiro a me esperar…

    • Nicacia
      Responder

      É muito ruim essa sensação de que podia ter feito mais !!!! Minha cachorrinha de 2 anos e 5 meses vacinada com vacinas nacionais, pegou cinomose e lutei por 100 dias,.fui 10 vezes no veterinário longe da minha cidade 70 e 200 km, mas me sinto culpada de não ter indo mais vezes.Era longe, cansativo e perigoso as viagens, e ela não melhorava.

  • Eladia lopes
    Responder

    Tive que eutanasiar minha cachorrinha (filha) de 17 anos e 9 meses ela era o nosso amor. Estava com cancer de boca já a mais de 1 ano fizemos tudo o que podia ainda seguramos ela do câncer um 1 ano e 2 meses fizemos vários procedimentos muitos remédios e muito amor envolvido,o tumor estourou e começou a sangrar a carinha cheia de sangue e dor,já estava parando comer também,aí optamos pela eutanasia????????????

    • Cristiane Assumpção
      Responder

      Olá Eladia,

      Lamento pelo adoecimento da sua cachorrinha. Acredito sim, que ela foi muito amada e por amor você optou por essa decisão nada fácil.
      Acredito que foi o melhor a se fazer.
      Receba o meu carinho 🤍
      Como vivenciamos várias situações de luto ao longo da vida, sugiro que participe do PROGRAMA ETERNIZE, acesse o link para mais informações: https://cristianeassumpcao.com.br/programa-eternize/

      • Bianca
        Responder

        Dia 13 por orientação do veterinário de uma ong tive que eutanasiar meu amiguinho que tava doente ele pegou cinomose não sabia o que ele tinha fui dando os remédios que tinha conhecimento alguns sintomas ele melhorou outros eu não conseguir no último dia parou de comer pedi ajuda pra o veterinário da ong olhar ele e passar o medicamento correto mais sabia que ele podia me dizer pra eutanasiar tá doendo tanto uma sensação de não ter ajudado ele de que fiz errado em eutanasiar e se ainda tivesse jeito.vi que para o espiritismo é errado eutanasiar não fiquei calma na hora da eutanásia chorei muito em cima de meu amiguinho e ele não mexeu como se soubesse o que ia acontecer com ele me olhando com medo.ta doendo muito meu Deus

        • Cristiane Assumpção
          Responder

          Olá Bianca,

          Lamento pela perda do seu amiguinho.
          A chance do animalzinho com cinomose sobreviver são poucas! E quando a qualidade de vida está comprometida é orientado a eutanásia.
          Obviamente que não é uma decisão fácil, depois o tutor pode se sentir culpado, se questionando sobre o que poderia ter feito de diferente.
          Acredito que por amor, fez o melhor ao seu amiguinho. Cada doutrina vai se posicionar de uma forma, eu sou a favor do cuidado, sou a favor de amenizar o sofrimento daqueles que amamos. Então, não se prenda a esse olhar do espiritismo, o espiritismo também orienta que não devemos chorar, pois se choramos o nosso ‘ente querido não descansa”. O que é errdo, pois impede essa pessoa de vivenciar o seu luto. Respeito todas as religiões, mas neste ponto discordo.
          Veja o que especialistas em luto falam sobre o tema, acredito que irá te ajudar mais.
          Receba o meu carinho 🤍

          • Eduardo

            Sou sozinho por opção decidi viver somente para meu amigo, meu cachorro. Ele tem somente 5 anos ainda, talvez eu vá primeiro então tomo todas as providencias para que ele fique muito bem cuidado, com amor e carinho à vontade se isso acontecer. do lado do espiritismo, preparo-me para a partida dele como me preparo para a minha: Sem medo! Se ele for vai doer mas sei que ele não é apenas carne, a carne apenas o mantém aprisionado aqui. Apenas juri e manter fiel a ele como ele sempre foi, é e será fel a mim e nunca o esquecer. E torço para que a separação seja breve…Não importa como eles morram mas sim o que podemos fazer por eles enquanto estão vivos. A maioria das lágrimas as vezes são por algum remorso. Vamos ama-los enquanto estiverem vivos aqui, eles viverão em outro plano. Bem, isso não tem raiz em doutrina alguma, apenas converso com ele e penso sobre isso….

        • Valdilene
          Responder

          Perdi meu gatinho ele era novo ainda , final de semana tudo fechado , não pude fazer muito me sinto culpada de não ter batido na porta dos veterinário já que as clínicas estavam fechadas, quando passou o remédio já era tarde meu Deus que dor é essa ?

    • Sinara
      Responder

      Mto bom texto respeitoso com o tutor e com o animal.Estou aqui nesse momento com minha cadelinha de 15 anos com um cancer na boca horrível cresceu mto rápido .Ela esta magrinha me viro o dia todo cuidando dela.Adoeci junto ja tem um mês e alguns dias que durmo no sofa perto dela pq.ela ama o sofá.Eu estou exausta minhas forças vem do céu.Eu não estou bem.Isso doi doi demais.Nao tenho coragem de fazer a eutanasia nem gosto de falar essa palavra.Eu só oro mto mto o dia todo suplicando a açdeus q tenha misericordia da vidandela e dos incômodos q ela sente.

      • Cristiane Assumpção
        Responder

        Olá Sinara,

        Lamento pelo diagnóstico da sua cadelinha.
        Realmente é uma decisão difícil, conheço pessoas que eram totalmente contra a eutanásia, até que seu pet adoeceu.
        Avalie todo o período que estiveram juntas, todo o amor que recebeu, todo o amor que proporcionou e se pergunte: quero vê-la nessas condições? Estou considerando o sofrimento dela ou apenas pensando em mim? Apenas no meu sofrimento em não tê-la mais?

        Deus é misericordioso com aqueles que amenizam o sofrimento do outro.

        Receba o meu carinho 🤍

  • Marcia
    Responder

    Excelente texto. Ontem minha gatinha de 23 anos morreu. Precisei sacrificar devido à fragilidade de saúde que se encontrava. Foi uma decisão muito difícil e desde ontem fico pensando e imaginando ela deitadinha naquela caixa que preparei para ela e onde a enterrei. Hj até fui na veterinária para ter certeza que os medicamentos que foram dados a ela se garantem que ela realmente estava morta na hora que enterrei. É uma sensação horrível achar que enterrei minha gata viva. A veterinária garantiu que ela estava morta já na anestesia. Acho mais que é a sensação da perda.

    • Cristiane Assumpção
      Responder

      Olá Marcia,

      Puxa! Lamento pela perda da sua gatinha.
      Realmente é uma decisão difícil, uma vida juntas, certamente com muitas histórias.
      Acredito que não teria a possibilidade de enterrá-la viva, nesse tipo de procedimento é necessário confirmar a morte do animalzinho.
      Mas com o sofrimento, ocorre vários questionários…
      REceba o meu carinho, espero que todo amor que tiveram traga conforto em seu coração.

      • Giovani
        Responder

        No meu caso,foi vários peixes beta que tive muito amor por cada um deles,pena que vivem muito pouco, quando ficam doentes, difícil a cura

        • Cristiane Assumpção
          Responder

          Olá Giovani,

          Lamento pela perda dos seus peixes!
          Eu já tive um peixinho o “Nemo” e realmente é muito triste perdê-los.
          Receba o meu carinho!

      • Rosemary
        Responder

        Meu gato faleceu dia 25/05. Ele iria fazer 14 anos. Sinto que morreu jovem, que poderia ter vivido mais. Há 2 anos ele teve pancreatite, levei no veterinário, ele melhorou e eu não acompanhei mais a doença. Ele não queria comer muita ração então emagreceu, e exigia carne, que eu dava em pequena quantidade. Então eu achava que ele era magro por comer uma ração magra e carne. Eu devia ter investigado melhor a saúde dele, mas como os veterinários não me disseram nada, eu deixei de lado. Nos últimos meses ele tava mais carente, mais seletivo ainda com a comida, e eu achei q estava estressado com uma obra que estava fazendo em casa. Final de março teve diarréia, levei no mesmo vet de sempre, não me pediram exames, deram antibiótico, a diarréia passou, mas continuou comendo pouco. Eu devia ter levado ele em outro lugar. Na última semana parou de comer, não queria nada, levei em outro veterinário, mas já era tarde. Estava com doença renal grave. Após 3 dias internado, ele se foi. Estou com ódio da primeira veterinária que atendia ele, pois ela tinha obrigação de me alertar, de fazer exames, ela não disse nada e eu confiei.estou com ódio de mim por não ter sido mais cautelosa. Fico pensando que ele estava sofrendo nos ultimos tempos e eu não enxerguei. E não paro de pensar o quanto ele era fofo e choro.

    • André
      Responder

      Estamos protelando para realizar a eutanásia no nosso doguinho. Ele tem 9 anos. Um Basset hound preto super dócil! Sempre teve um olhar humilde que desmontava qualquer um. Hoje ele tem sofrido muito com uma insuficiência renal que não tem reversão. Muito magrinho, dificuldade de andar. Hoje conversei muito com ele. Disse que ele podia descansar, que íamos entender. Tomar a decisão de ir lá é muito difícil, mesmo sabendo que vai ser o melhor pra ele pq é uma dor muito grande. Aqui em casa a gente só chora.

      • Cristiane Assumpção
        Responder

        Olá André,

        Lamento pelo adoecimento do seu doguinho.
        É realmente difícil a decisão da eutanásia, o tutor pode se sentir culpado, acreditar que estará “matando” seu animalzinho…
        Vê-lo sofrer torna a situação ainda mais difícil, cabe à vocês amenizar a dor que estão sentindo.
        Desejo que façam o melhor para todos da família, o que inclui o doguinho.

        Um abraço 🙌

  • Alessandra
    Responder

    Estou arrasada destruída minha gatinha morreu ontem atropelada nao consigo aceitar ficava no pé 24 horas td cuidado pra ela não sair????????????????foi td ke angústia horrível ke dor parece que nao passa tds lugares da casa lembra ela ate no banheiro ela ia cmg pq os bichinhos ke amamos tanto tem ke morrer assim

    • Cristiane Assumpção
      Responder

      Olá Alessandra,

      Que tristeza! Lamento pela perda da sua gatinha.
      Acredito que esteja destruída, e sei que nada pode amenizar a sua dor agora. Tudo muito recente, a forma como ela morreu impacta também. Espero que tenha conseguido se despedir e espero que todo esse amor te ajude a lidar com a ausência dela.
      Receba o meu carinho e acolha a sua dor, o luto pela perda do animalzinho é semelhante com a perda de alguém que amamos muito.
      Cuide-se! Um abraço.

      • Aline l. D. Proença
        Responder

        Minha cachorrinha morreu vai fazer 3 meses ainda não superei a dor, me sinto muito culpada pela morte dela
        Ela pegou um rato que apareceu no quintal e toda a possibilidade de riscos que ela tinha por ter pego fugiu da minha mente achei que fosse normal 😔. Infelizmente o rato estava contaminado. Isso é o que achamos pois dias depois ele parou de comer e ficou amada e com diarréia e vômito. Quando a levei no veterinário é tarde de mais ela já estava entrando em obto. 😭

        • Cristiane Assumpção
          Responder

          Olá Aline,

          Lamento pela perda da sua cachorrinha. É natural se sentir assim, questionando as decisões do passado.

          A vida é imprevisível, e nem sempre podemos controlar todas as situações. Penso que seria importante, você lembrar dos momentos felizes que compartilharam e do amor que dedicou a ela.

          É compreensível sentir culpa, mas tente não se sobrecarregar com isso. Infelizmente, algumas situações fogem ao nosso controle. Esteja aberta para aceitar o carinho que as boas lembranças podem trazer.

          Receba o meu abraço neste momento difícil 🙌🏼

      • Richard
        Responder

        Acabei de perder minha gatinha de 1 ano e 2 meses. Ficou sem comer e tentei de tudo que estava ao meu alcance mesmo sem poder gastar fiz o impossível e me sinto tão culpado de não ter feito mais 🙁
        Lisa sempre te amarei

    • Thaís
      Responder

      A minha morreu hoje atropelada … era minha sombra… Nunca saiu pois nunca deixei . Por um descuido abrir o portão e ela escapou. Estou arrasada . O sentimento de culpa ta me matando 🙁

      • Cristiane Assumpção
        Responder

        Olá Thaís,

        Puxa! Você deve estar arrasada, lamento profundamente pela perda dela.
        Eles são tão “espuletas”, que correm mesmo, não tem noção do perigo. Você se descuidou isso é real , irreversível e triste. Mas você também cuidou, disse que ela era sua sombra, que nunca saiu, certamente porque zelava por ela. Quem ama cuida, não se atente apenas com o descuido do portão, se atente também por tudo que fez. Pensar apenas nesse segundo do portão não seria “justo” com você.
        Espero que consiga ser mais cuidadosa com você, que as alegrias que tiveram juntas traga conforto em seu coração.

        • Jaqueline Souza peres
          Responder

          Nosso gatinho foi atropelado hoje a tarde.
          Cuidava muito para que não saisse,mas ele adorava pegar sol na área da casa e por um descuido ele saiu e derepente ao atravessar a rua foi pego por um carro.A veterinária disse que ele morreu na hora.
          Ele era novinho,apenas 1ano.pegamos quando bebê.
          Agora a noite olho para os cantos e lugares que ele costumava ficar e como não o vejo,choro muito.
          Quanto aos meus filhos,também estão sofrendo muito.Com certeza ele vai fazer muita falta. Meu querido solzinho te amamos muito!
          Obrigada por passar esse tempo conosco,com certeza você brilhou e irradiou nossas vidas.

          • Cristiane Assumpção

            Olá Jaqueline,

            Lamento pela perda do seu Solzinho!
            Enfrentar a morte do pet, de forma inesperada/acidente torna ainda mais difícil de lidar.
            Eles são muito rápidos e não tem noção do perigo da rua.
            Parabéns por guardar as boas memórias, de que ele “brilhou e irradiou suas vidas”.

            Receba o meu carinho 🤍

        • Daysielle
          Responder

          Ontem perdi a minha filha de alma. (Minha gata) Ela teve uma alteração renal avançada, foi repentino e rápido. HOJE me sinto totalmente vazia. Foram 12 anos juntas, de muito companheirismo, amor e felicidade. Só peço a Deus muita força para não desistir, e que Ele transforme toda essa dor em uma saudade serena. Custo acreditar que ela se foi 😭😭😭

    • Janaina Oliveira
      Responder

      Meu dog morreu na madrugada de segunda, estava na clínica internado a Dra me disse que foi virose ???? me sinto um lixo ???????? Tá doendo tanto gente uma dor sem explicação eu amava meu Lyrow ????

      • Cristiane Assumpção
        Responder

        Olá Janaina,

        Lamento pela perda do Lyrow!
        Dói demais perder aqueles que amamos, espero que você seja mais gentil com si mesma!
        Se cuida!

  • Joana
    Responder

    Bom dia. Grata por este texto maravilhoso. Perdi a Sally uma cadelinha de 20 anos,recentemente. Estou muito triste, a única alegria que tenho é saber que agora está livre de todos os problemas de saúde e limitações, como andar e correr sozinha. Fui cuidadora da Sally principalmente estes últimos 2 anos e 5 meses depois da partida da nossa adorada Mãe,que por sinal foi quem trouxe a Sally para nossa casa em 2004. A Sally deu me a maior lição de vida, O maior Amor incondicional por mim, não partiu até eu estar um pouco melhor do luto de minha Mãe.. Uma lutadora, uma guerreira até ao fim…. Muita gratidão por este lindo ser a Sally. A minha grande companheira.Até já minha adorada. ❤️❤️❤️

    • Cristiane Assumpção
      Responder

      Olá Joana,

      Lamento muito pela perda delas! Que lindo a Sally ter sido sua companhia neste momento de dor. E ainda mais lindo o seu carinho e cuidado por ela. Só não entendi este “até já”, certamente ela espera o tempo que for, cuide-se ok.
      Um abraço!

    • Emanuelle
      Responder

      Minha cadela Hazel partiu terça feira passada, tinha um tumor, problema na coluna, baço e rins. Estava comigo há quase 12 anos, mas tinha mais de 16 (apareceu aqui adulta já). O que dói não é a “morte”, mas sim o sofrimento dela, (tive que fazer eutanásia também, pq estava agonizando há mais de 2 horas), e também saber que ela me deu seu amor incondicional, e eu nem sempre estava totalmente disponível ou com ânimo pra lhe dar atenção e carinho. Além de ter outros cães e gatos, passei por momentos de depressão em que eu não tinha vontade de nada. Claro que quando ela ficou debilitada tentei dar toda a atenção e carinho, coloquei a caminha dela dentro de casa, fazia massagem nela, cheguei até a dormir no chão com ela. Mas sempre fica o pensamento: eu poderia ter dado mais atenção enquanto ela estava bem, poderia ter brincado mais com ela, levado ela à praia (eu não tenho carro). Nunca vai ser o bastante…

      • Cristiane Assumpção
        Responder

        Olá Emanuelle,

        Lamento pelo adoecimento dela.
        Entenda o seguinte, por mais que você tivesse feito tudo, sempre vai acreditar que foi insuficiente. Fez o que tinha condições de fazer, agora precisa cuidar de você. Pois se tinha esse histórico depressivo, com a perda dela esse quadro pode se intensificar. Então busque ajude!

        Cuide-se 🤍

  • Jéssica Nataly
    Responder

    Perdi minha gata na segunda feira… Fazia 16 anos que ela estava comigo… Estou desanimada e chorando muito… Está doendo demais ????????????

    • Cristiane Assumpção
      Responder

      Olá Jéssica,

      Lamento pela perda da sua gata! Dói sim, dói o corpo e dói a alma! Apenas você entende como foi a relação de vocês nestes 16 anos!
      Então, respeite sua dor, respeite seu tempo. Acesse o e-book gratuito, nele tem algumas informações sobre o luto, sobre como lidar com a perda.
      https://cristianeassumpcao.com.br/baixe-o-meu-e-book/

      Um abraço!

      • Marcus
        Responder

        Eu tenho um Rotwaller que esta com 14 anos, ele esta debilitado perdeu os movimemtos das patas trazeiras possui um cancer na pata dianteira estamos cuidado privativamente para amenizar ao maximo a dor dele. BRUTUS MEU fiel amigo protetor loho vai embora. Doe muito a decisão da autanasia ja sofro choro mas tambem sei que a dor dele sera amenizada é triste mas os momentos especiais são maiores e um dia sei que o reencontro sera certo.

        • Cristiane Assumpção
          Responder

          Olá Marcus,

          Puxa! Lamento pelo adoecimento do Brutus.
          Você está ‘consciente’ da situação dele e do que será necessário fazer. O que não isenta o sofrimento, pelo contrário: dói, dói e muito. Você vive um ‘luto antecipatório’. Respeite sua dor, organize o momento da despedida. E certamente guardará todas memórias dele com muito carinho.

          Receba o meu carinho! Que “sorte” vocês tiveram em ter um ao outro nessa vida!

    • Mabi
      Responder

      Meu peixinho morreu hoje! Eu estou arrasada, não consigo parar de chorar e estou sentindo um vazio horrível, e não paro de pensar que eu poderia ter feito alguma coisa para isso não acontecer,está doendo muito isso.

      • Cristiane Assumpção
        Responder

        Olá Mabi,

        Puxa, lamento pela perda do seu peixinho.
        Infelizmente nos questionamos quando ocorre situações assim. Mas será que temos esse poder? Será que conseguimos resolver tudo?
        Sugiro que participe do PROGRAMA ETERNIZE, acesse o link para mais informações: https://cristianeassumpcao.com.br/programa-eternize/

        Receba o meu carinho, cuide-se 🤍

        (Alguns comentários estavam em outra pasta, por este motivo ocorreu demora na resposta)

      • Maria Aparecida
        Responder

        Eu perdi há um mês uma cachorrinha que recolhi da rua. Minha Sila. Ela faleceu de problemas renais. Estou acabada e pra piorar me sinto culpada pois acho que não dei atenção suficiente pra ela. Eu tenho mais oito cachorros, mas nem consigo fazer carinho neles sem culpa. Isso me corrói. Saudades demais.

        • Cristiane Assumpção
          Responder

          Olá Maria,

          Lamento pela perda da Sila. Acredito que esteja “acabada”, acredito também que talvez não tenha disponibilizado a atenção devida a ela. E quem é perfeito aqui? Sempre iremos nos questionar, sempre acreditamos que poderíamos ter feito melhor/diferente. Sugiro que olhe para o momento que a recolheu da rua, para os outros 8 cachorros… e que vivencie o luto pela Sila.

          Receba o meu carinho 🤍

  • Simone Miranda de carvalho
    Responder

    Eu perdi minha gata de uma maneira muito triste. Ela era um amor eu não tenho palaveas pra dizer. Ela sofria se constipação porque tinha a bacia estreitada. Eu dava laxantes para ela e assim ia. Um dia levei ela no veterinário né ela sugeriu uma lavagem eu feliz levei. Ela deu uma leve anestesia pra retirar as fezes com o dedo sem precisar de cirurgia mas não conseguiu. Fez a lavagem normal. Levei ela pra casa tirei ela da caixa e botei no sofá todo arrumadinho pra ela. Quando me virei pra ir na cozinha que e pertinho e voltei ela tava no chão peguei.ndepois ela começou a ficar sem ar levei imediatamente e aí aquela correria a veterinária disse que ela fraturou o diafragma. Eu me questionou porque deu aquela injeção nela. Porque não fez só a lavagem … Porque… É uma tristeza tão grande.. meu Deus ! Me ajude

    • Cristiane Assumpção
      Responder

      Olá Simone,

      Puxa, lamento pela perda da sua gata.
      Infelizmente não temos todas respostas, certamente você tentou fazer o melhor, a médica também.
      Nos questionamos por nossas decisões, algumas vezes nos culpamos, culpamos o outro…
      Fica presente a dor da perda, mas também pode ficar o amor que tinha por ela. Vou deixar o link do meu e-book, acredito que pode te ajudar. https://cristianeassumpcao.com.br/baixe-o-meu-e-book/

      Um abraço!

      • Maria
        Responder

        Minha amiga perdeu o gato dela hoje, e ela esta vendo ele deitado no quarto dela como se estivesse vivo, e as vezes ele esta andando, estou preocupada com ela porque só ela ve isso, oq eu faço pra ajudar ela?

        • Cristiane Assumpção
          Responder

          Olá Maria,

          Lamento pela perda do gato da sua amiga.
          Só estou conseguindo responder sua mensagem hoje, 22/03, será que ela ainda está com essas “visões”.
          Em um primeiro momento entender que quem perde um animalzinho de estimação, sofre tanto quanto alguém que perde alguém que ama. Quando enfrentamos uma perda, ficamos confusos e é possível acreditar que está vendo quem morreu. Depois me conta como ela está.

          Um abraço para vocês!

    • Márcia Bertoletti
      Responder

      Eu perdi minha cachorra quarta feira passada, uma Basset hound linda, de 6 anos, chamada Porpetta. Enquanto meu filho guardava o carro ela escapou pela garagem e atravessou a rua, um carro em alta velocidade a atropelou e a matou. Nossa alegria foi embora com ela! Só choro, não tenho vontade de mais nada nessa vida. O que fazer pra se recuperar de uma perda trágica como essa? Dói demais!!!

      • Cristiane Assumpção
        Responder

        Olá Márcia,

        Lamento pela perda da Porpetta.
        Eu já perdi animais de estimação, não dessa maneira violenta, mas acredito que não esteja sendo fácil.
        Eles são tão “danados”, portão aberto, questão de segundos, importante pensar que ninguém gostaria que ela morresse dessa maneira.
        Sobre como se recuperar, cuide de você, da sua dor, certamente vai sentir falta dela, eles são super amorosos e companheiros.
        Sofremos sim com a morte deles, então não tem problema ficar triste, não tem problema chorar… guarde todo o amor pela Porpetta em seu coração. Ela certamente trouxe muitas alegrias nesses 6 anos, esse é o “preço que pagamos pelo amor”.
        Acolha a sua dor, guarde com carinho as lembranças dela, as coisinhas dela… e no momento oportuno pode decidir se terá outra cachorrinha. Não para substituir a Porpetta, pois ela teve e tem seu lugar especial, mas para amar novamente.
        Um abraço em todos vocês!

  • Dani
    Responder

    Ontem meu cachorro Petros se foi, tentei de tudo, nada foi suficiente, foi tão de repente, foi tão difícil autorizar a autanasia, eu disse que ia ficar tudo bem quando ele foi internado, eu realmente tinha esperanças, mas quando voltei lá para ficar ao lado dele durante esse procedimento, eu conversei com ele, eu amava tanto ele, tô com tanta saudades que as vezes ouço um barulho no muro e penso rapidamente que é ele, depois caio na realidade, foi muito difícil ver tudo acontecendo mas eu preferi não deixar ele sozinho nesse momento, acho que nunca estive tão triste. Desculpa Petros, te amarei para sempre, desculpa ????

    • Cristiane Assumpção
      Responder

      Olá Dani,

      Lamento pela perda do Petros!
      Certamente não é fácil lidar com a decisão da eutanásia, estar presente no último momento, dar o último adeus. Acredito que poder guardar em seu coração todo o amor que tinha, pode trazer algum conforto.

      Um abraço!

  • Danuaa
    Responder

    Estou a perder minha gatinha mimi de 10 anos por 2 tumores figado e no baço. Vejo que ela esta sofrendo muito, estou me segurando pra não fazer eutanásia. Mas nao quero ser egoísta e ficar vendo ela sofrer. Preciso dar um deacanso a ela, sera um modo de agradecer tudo q ela ja nos fez nesses 10 anos. Nos alegrou, nos fez chorar de tanto rir. Mas agora é hora de ela descansar um pouco.

    • Cristiane Assumpção
      Responder

      Olá,

      Acredito que não estará sendo egoísta, estará zelando pela Mimi. Provavelmente a qualidade de vida está comprometida, o que causa muita dor, tanto para quem convive com ela, quanto para ela.
      Desejo que ela sofra o menos possível e que descanse em paz.
      Um abraço.

    • Antônia Miqueline de Farias Mendes
      Responder

      A cinomose levou minha belinha FURIOSA..uma pinscher de 5 meses, tão amável, tão Sapucaí…O tratamento não foi positivo.. estou tão triste, uma saudade….e não sei lidar com o sentimento de ter escolhido a eutanásia mesmo devendo que as chaves eram mínimas diante do quadro dela….minha belinha, eu amo tanto vc meu bebê :,(

      • Cristiane Assumpção
        Responder

        Olá Antônia,

        Lamento pela perda da sua Belinha!
        Realmente não é uma decisão fácil, os tutores podem se questionar.
        O que precisa fazer é respeitar a sua dor, pois está em luto.
        Receba o meu carinho 🤍

  • Alexandra Maria da Silva
    Responder

    Hj eu pedir minha cachorra três meses essa dor muito grande não passa

    • Cristiane Assumpção
      Responder

      Olá Alexandra,
      Lamento sua perda! Acredito que esteja sendo muito difícil, eles se tornam nossos companheiros e fazem falta.
      É uma tristeza realmente.
      Se precisar conversar sobre sua perda, estou aqui!

      • Stefani
        Responder

        Meu Bruno era uma cão enorme e idoso que se comportava como um filhote, tudo o que comíamos tinhamos que dividir com ele por que se não ele fazia um escândalo, a algum tempo descobrimos que ele sofria de uma cardiopatia sem cura, nos 7 dias que ele ficou no veterinário ele piorou tanto que quando chegou em casa não conseguia se erguer e gemia a cada respiração, cada vez que bebia água vomitava e não comia nada, tenho medo que eles machucaram ele de alguma forma por ele ser grande e arteiro, no fim fui obrigada a pedir pela eutanásia pois não queria que sofresse mais, além de não me permitirem estar com ele nos momentos finais eles ainda saíram rindo enquanto eu chorava, agora eu só posso rezar e esperar que eles tenham tido o respeito e a sensibilidade necessária pra evitar que meu menino sofresse.

        • Cristiane Assumpção
          Responder

          Olá Stefani,

          Lamento pelo adoecimento e perda do Bruno.

          Lamento que não foi autorizada estar presente no momento de despedida. Confesso que achei estranho, talvez seja uma regra deste local. Lamento também por não se sentir acolhida.

          Acredito que você fez o melhor ao Bruno, respeite o seu luto e guarde as boas memórias em seu coração.

          Receba o meu carinho 🤍

    • Bruna viana santi
      Responder

      Perdi meu gato hoje to tao triste foram anos com ele ,ele caiu da laje levei ao veterianio mais infelizmente ele nao aguentou a pancada era muito alto chorei tanto mais tanto que n tenho vontade nada hoje 😭😭😭😭

  • Cristiane Assumpção
    Responder

    Obrigada Maria!

    • Ruth
      Responder

      Autorizei eutanásia na minha gata qdo o dr.disse que ela tinha um tumor malignidade na alça do intestino,me senti culpada por meses antes ela estava com linha na boca sai puxando e demorou pra sair toda acho que cortou ela por dentro achei que estava salvando e devo ter ajudado o câncer se instalar nela não tenho mais paz morro um pouco todo dia

      • Cristiane Assumpção
        Responder

        Olá Ruth,

        Lamento pelo adoecimento e perda da sua gata.
        Puxa, o sentimento de culpa pela eutanásia é muito frequente. Diante do seu relato, não acredito que a linha tenha contribuído.
        Acredito que a eutanásia foi o melhor a ela, espero que os bons momentos que tiveram juntas traga paz em seu coração.
        Espero também que respeite e viva o seu luto, pois a perda do pet é realmente difícil.

        Um abraço 🤍

  • Maria Julia
    Responder

    Adorei a o texto! Realmente, as pessoas acham que luto é apenas direcionado à pessoas, e não animais. Lembro que, quando era mais nova, minha cachorra brenda morreu, e eu fiquei muito triste, pq eu tinha acabado de acordar e ela já estava morta. Mas ngm fez muito caso disso, pq ”era só um cachorro”. Enfim, estou na espera de mais textos incríveis como este.

    • Nayara Samaniego
      Responder

      Hoje me despedi do meu bebê de 9 anos, Bidu. Um poodle lindo demais, que teve três famílias, 1 ninhada e passou seus últimos anos do meu lado. Obrigada Bidu por tudo e por ter me escolhido. Tá doendo mto, e estou com uma cratera no buraco. Não sei se vou me adaptar a uma rotina sem voce. Espero ter tomado a decisão certa de te tirar o sofrimento com a eutanásia. Pfvr não esqueça q eu te amo demais. Bom descanso, a gente se encontra ❤️

Deixe um comentário


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home3/crisassumpcao/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home3/crisassumpcao/public_html/wp-content/plugins/really-simple-ssl/class-mixed-content-fixer.php on line 107